М America's Cup - Nysse Arruda Sailing | Portal Notícias de Vela em Português

America's Cup

Emirates pretende renovar patrocínio ao Team NZ

on Tuesday, 17 June 2014. Posted in America's Cup

Emirates pretende renovar patrocínio ao Team NZ

Um dos principais patrocinadores da equipa neozelandesa na 34ª America's Cup, a companhia aérea Emirates, confirmou ter interesse em renovar o apoio ao Team New Zealand na campanha para a 35ª America's Cup, assim que for conhecido o local onde irão ser realizadas as qualificatórias e a final do evento, informação que só será anunciada pelos organizadores da 35ª AC em Fevereiro de 2015. Assim, a marca Emirates que patrocina a equipa há 10 anos reiterou seu apoio, num momento em que Grant Dalton se debate com a falta de financiamento para a campanha, mas ainda assim será necessário o apoio do governo neozelandês. Veja entretanto a conferência de imprensa em Auckland com Grant Dalton a analisar o Protocolo da 35ª AC.

Foto - Brett Phibbs

Luna Rossa – apresentação da equipa

on Thursday, 12 June 2014. Posted in America's Cup

Luna Rossa – apresentação da equipa

Hoje, o patrão do sindicato italiano Luna Rossa Challenge, Patrizio Bertelli, anunciou a equipa oficial para a campanha na 35ª America's Cup. Max Sirena será novamente o skipper e a tripulação conta ainda com Chris Draper, Francesco Bruni, Adam Minoprio, Shannon Falcone e Simeon Tienpont – o 'core team' - entre outros velejadores de topo. «A America's Cup é em processo em andamento e até ao último dia da última regata temos de estudar, incrementar o design e evoluir.», disse Sirena. Veja o vídeo de apresentação na página seguinte.

Foto – Abner Kingman

São Francisco fora da 35ª America's Cup

on Wednesday, 11 June 2014. Posted in America's Cup

São Francisco fora da 35ª America's Cup

Esta noite o presidente da Câmara Municipal de São Francisco, Ed Lee, recebeu um e-mail de Russel Coutts, diretor da America's Cup Event Authority, a comunicar que a cidade estava fora da lista de candidatas a sediar a 35ª America's Cup. Mas Coutts disse que os organizadores do evento estão abertos a considerar São Francisco para sediar a 36ª America's Cup – provavelmente em 2021- e que ainda está aberta a possibilidade de a cidade receber um evento da America's Cup World Series em 2015 ou 2016. Entretanto, San Diego, Chicago e Bermuda são as três finalistas e a escolha final só será anunciada em Outubro, após o encerramento das inscrições para os sindicatos desafiantes.

Foto – Gilles Martin-Raget

35ª AC – reações de Cammas e Desjoyeaux

on Wednesday, 11 June 2014. Posted in America's Cup

35ª AC – reações de Cammas e Desjoyeaux

Na sequência da publicação do Protocolo da 35ª America's Cup, os líderes do Team France, Franck Cammas e Michel Desjoyeaux reagiram à questão dos custos de inscrição (3 milhões de dólares no total a serem pagos até dezembro 2014), dizendo que a campanha francesa só seguira em frente com meios coerentes adequados à sua ambição e este primeiro pagamento é incontornável. Cammas também disse que as seleções começam demasiado cedo nos AC45, já a contar pontuação para as fases seguintes, o que é positivo no sentido em que é importante estar a competir e a medir performance com os rivais.

Foto - AFP/ Raoul Dobremel

35ª AC – lançamento da campanha Ben Ainslie Racing

on Tuesday, 10 June 2014. Posted in America's Cup

35ª AC – lançamento da campanha Ben Ainslie Racing

Sir Ben Ainslie, um dos melhores velejadores ingleses, apresentou hoje a sua campanha Ben Ainslie Racing para a 35ª America's Cup na presença da duquesa de Cambridge em cerimónia no Royal Museums Greenwich, na Inglaterra com o troféu America's Cup a ornar o evento. O tetra-campeão olímpico e ex-tático do Oracle Team USA – vitorioso na 34ª AC – anunciou sua campanha com o Yacht Squadron Racing e disse que a AC é um dos últimos dos grandes históricos troféus no desporto à vela nunca conquistado pela Inglaterra. «Sempre foi minha ambição organizar uma campanha inglesa.» Veja o vídeo na página seguinte.

Foto – Mark Lloyd

35ª AC – Emendas no Protocolo

on Monday, 09 June 2014. Posted in America's Cup

35ª AC – Emendas no Protocolo

No seguimento do anúncio do Protocolo da 35ª America's Cup e após 'feedback' construtivo recebido pelos oirganizadores, o Challenger of the Record e o defensor americano Oracle Team USA concordaram em realizar algumas emendas no documento. As alterações indicam que a responsabilidade na escolha do diretor de regata e seus oficiais será partilhada por todos os competidores, com um voto para cada sindicato; a nomeação e composição do painel de arbitragem independente, com um chairman do Court of Arbitration for Sport; e há também a indicação da regra que restringe as equipas da AC a participarem como equipas em eventos que entrem em conflito com a America's Cup.

Foto – Gilles Martin-Raget/ACEA

Guerra de palavras entre Spithill e Dalton na TVNZ

on Friday, 06 June 2014. Posted in America's Cup

Guerra de palavras entre Spithill e Dalton na TVNZ

Num programa da TVNZ, dois protagonistas da 34ª AC marcaram uma guerra de palavras numa entrevista – Jimmy Spithill (via vídeo), do Oracle Team USA – e Grant Dalton (em estúdio), CEO do Emirates Team New Zealand. Um dos comentários de Spithill foi que se a equipa de gestão do Team New Zealand não está confiante na capacidade de conseguir organizar uma equipa competitiva para vencer, talvez as pessoas erradas estão a gerir a campanha. Dalton por seu lado contra argumentou dizendo que sem a definição do local da disputa da 35ª AC (o anúncio só será feito em Outubro) é muito difícil conseguir finalizar os acordos de patrocínio e que Spithill provavelmente nunca teve de angariar patrocinadores na sua vida e com certeza não sabe como este processo se desenrola. Veja os links para os vídeos das entrevistas na página seguinte.

Foto – Abner Kingman

AC62 – anúncio das regras da classe

on Friday, 06 June 2014. Posted in America's Cup

AC62 – anúncio das regras da classe

Apesar de o novo catamarã AC62 do gênero One Design ser 10 pés menor que o predecessor AC72 a previsão de performance indica que será um multicasco veloz, com 'foils' e vela-asa e as regras da nova classe foram apresentadas hoje. A expectativa é que seja um multicasco que desaie as tripulações e que produza a mesma emocionante ação para os espectadores. Os velejadores predizem que o AC62 será mais leve e sofrerá menos carga e tensão que os AC72, o que se traduz num corte de 50% nos custos de construção. Ao mesmo tempo os designer, contrutores e velejadores estão todos a se começando a se familiarizarem com a forma de obter a máxima performance dos 'foils' em multicascos com vela-asa. No entanto, os AC62só poderão ser utilizados pelas equipas de 8 velejadores apenas 5 meses antes do início da America's Cup Qualifiers in 2017.

Foto - DR

Foto - DR

35ª America's Cup – o Protocolo

on Tuesday, 03 June 2014. Posted in America's Cup

35ª America's Cup – o Protocolo

Hoje foi finalmente apresentado o Protocolo da 35ª America's Cup, que define as regras, o formato e o aspecto comercial do evento. As inscrições estarão abertas aos sindicatos desafiantes entre 9 de Junho e 8 de Agosto, a um valor inicial de 1 milhão de dólares (num total de 3 milhões de 'fees'). O barco será o novo catamarã com 'foils' e vela-asa AC62 pés One Design, a tripulação terá de ser formada por pelo menos 25% de velejadores do país de origem do sindicato. O programa de competição inclui um período de três anos, com seis eventos America's Cup World Series a bordo dos AC45, entre 2015 e 2016, que contarão pontos para a qualificação para a final da AC, e uma série America's Cup Qualifiers em 2017, que definirá as quatro equipas de topo que participarão no America's Cup Challenger Playoffs. E finalmente a America's Cup Match, com o defensor Oracle Team USA, a enfrentar o 'top challenger', numa série à melhor de 7.

Foto – Abner Kingman/ACEA

Artemis Racing – mais designers na equipa

on Thursday, 17 April 2014. Posted in America's Cup

Artemis Racing – mais designers na equipa

Foi anunciada hoje a contratação dos designers Vincent Lauriot-Prévost, Simon Watin, Juan Garay e Matthew Davis que se juntam à equipa de design da campanha sueca Artemis Racing para a 35ª America's Cup. Vincent Lauriot-Prévost e Simon Watin fazem parte do atelier VPLP Design, líder no design de multicascos e super iates desde 1983. Ambos arquitetos fizeram parte da equipa de design e pesquisa da America's Cup Race Management e delinearam o design inicial dos catamarãs AC 72. Prevost é o co-fundador da VPLP Design e durante sua carreira contribuiu para os projetos dos mais avançados protótipos de regata, incluindo os seis veleiros vencedores da Route du Rhum e os barcos recordistas da travessia transatlântica New York-Lizard e do Troféu Júlio Verne, bem como do próprio trimarã USA 17, vencedor da 33ª America's Cup.

Foto - Sander van der Borch

'Royal Races' em Auckland

on Friday, 11 April 2014. Posted in America's Cup

'Royal Races' em Auckland

A visita do Duque e Duquesa de Cambridge a Auckland incluiu uma atividade especial quando o casal real visitou a base da equipa Emirates Team New Zealand e velejou a bordo dos dois veleiros monocascos da America's Cup, em companhia de Grant Dalton e Dean Barker. Milhares de pessoas vieram ver a 'match race' da realeza, com Kate ao leme do NZL-41 (ex-Nippon Challenge) ao lado de Dean Barker e Williams a bordo do NZL 68 (ex-barco de treino da equipa em 2007), ao lado do CEO Grant Dalton. A restante tripulação foi composta por membros do ETNZ e jovens velejadores de Auckland. O resultado das 'matchs' deu vitória para a Duquesa e Dean Barker, 2-0. Veja os vídeos na página seguinte.

Foto – Chris Cameron

ETNZ – impacto económico da campanha

on Thursday, 27 March 2014. Posted in America's Cup

ETNZ – impacto económico da campanha

A equipa Emirates Team New Zealand gastou 153 milhões de dólares na Nova Zelândia durante a sua campanha na America's Cup 2013, injetando um total líquido de 117 milhões de dólares na economia de Auckland e criando o equivalente a 1234 empregos, conforme o relatório independente da Market Economics, que demonstra também que o governo neozelandês registou em taxas mais do que os 36 milhões de dólares que investiu na campanha. Apesar da vitória do Oracle Team USA, os rivais do ETNZ gastaram mais de 53 milhões de dólares na indústira neozelandesa, especialmente na indústria de construção naval.

Foto – Chirs Cameron

Loick Peyron e Artemis Racing

on Thursday, 13 March 2014. Posted in America's Cup

Loick Peyron e Artemis Racing

O skipper francês Loick Peyron confirmou seu compromisso com a equipa sueca Artemis Racing na 35ª America's Cup, como membro da equipa de design e timoneiro substituto. Peyron que já desempenhou o papel de treinador técnico e timoneiro na edição passada, reune-se novamente à equipa sueca para uma nova campanha. Desta vez, porém, o navegador francês especialista em multicascos participa do projeto desde o início, pois nas duas campanhas em que já participou (Artemis Racing 2013 e Alinghi 2010) só juntou-se às equipas um ano antes da competição. Veja o vídeo na página seguinte.

Foto - Sander van der Borch / Artemis Racing

Team Australia – skipper Matthew Belcher

on Thursday, 06 March 2014. Posted in America's Cup

Team Australia – skipper Matthew Belcher

Na cerimónia de lançamento do AC 45 Team Australia em Sydney, o Hamilton Island Yacht Club (HIYC) – Challenger of the Record na 35ª America's Cup – anunciou o skipper Mathew Belcher, campeão olímpico, pentacampeão mundial na classe 470 e ISAF Rolex Sailor of the Year . A esposa de Bob Oatley foi a madrinha no batismo do AC 45 na base em Sydney. Sandy Oatley, Chairman of Challenger, declarou que é o primeiro passo na campanha para a America's Cup. Os treinos decorrerão entre Março e Setembro juntamente com a equipa Oracle Team USA, vencedora da 34ª AC. Em paralelo a estes treinos em Sydney, os tripulantes do Team Australia também irão continuar a sua participação na Extreme Sailing Series a bordo do GAC Pindar. Veja os vídeos da cerimónia e do primeiro treino em Sydney Harbour na página seguinte.

Foto - DR

35ª AC - Prada irá investir 50 milhões de Euros

on Monday, 03 March 2014. Posted in America's Cup

35ª AC - Prada irá investir 50 milhões de Euros

A marca italiana Prada confirmou que irá patrocinar a equipa Luna Rossa na campanha para a 35ª America's Cup, com um investimento de 50 milhões de Euros. O CEO da marca, Patrizio Bertelli, disse que o investimento inicial será limitado a um máximo de 25 milhões de Euros até Janeiro de 2015, mais 24 milhões até o final de 2015, outros 9 milhões em 2016 e mais 4,5 milhões até Janeiro 2018. Apesar desta soma chegar aos 62,5 milhões, Bertelli garantiu que não vai exceder os 50 milhões de Euros.

Foto - DR

35ª AC - Gran Dalton

35ª AC - Ben Ainslie Racing

NY-Barcelona - Safran

Sodebo Ultim' - Thomas Coville

USA 17 em Redwood Shores

Bart's Bash - 'Alignment' (2)

Armel Le Cléac'h - 2 recordes

Flying Yacht Concept by Octuri

Whitbread Race 1973-74

Spindritf 2 - recorde atlântico

Resgate nas ondas da Nazaré

Armel - recorde no Mediterrâneo



ETNZ - quase capotamento

Joyon - recorde no Atlântico Norte

Moth - a 32,2 nós de velocidade

Maserati - recorde NY-SF

Vendée Globe - François Gabart



A história das circum-navegações

Vestas Sailrocket 2 - 61,92 nós!

Acrobacia radical na quilha do veleiro Hugo Boss