Circuito RC 44

RC44 Cascais Cup – vitória do Peninsula Petroleum

on Sunday, 27 April 2014. Posted in Circuito RC 44

RC44 Cascais Cup – vitória do Peninsula Petroleum

O último dia de regatas em frota em Cascais provou ser muito emocionante com ventos do quadrante norte, com força de 12 a 18 nós e o sol a brilhar. Depois das três regatas finais, a equipa do Peninsula Petroleum, John Bassadone com o tático Vasco Vascotto, recuperou no último minuto a liderança e confirmou a sua supremacia no segundo evento do circuito. O Team Nika que havia começado o dia como favorito, com dois pontos de vantagem, acabou por não obter bons resultados na primeira prova, bem como o Peninsula Petroleum. Na segunda regata do dia, os russos venceram e o rival ficou em 2º lugar. Mas na terceira prova, o Team Nika ficou em 11º lugar e o Peninsula Petroleum em 2º posto, o suficiente para vencer o evento com três pontos de vantagem. Veja o vídeo na página seguinte.

Foto – MartinezStudio

RC44 Cascais Cup – novo líder e colisão

on Saturday, 26 April 2014. Posted in Circuito RC 44

RC44 Cascais Cup – novo líder e colisão

Mais três regatas em frota foram disputadas hoje em Cascais, com ventos de oeste entre os 15 e 17 nós e mar ainda agitado por 'swell'. O Team Nika, do skipper russo Vladimir Prosikhin com o tático americano Terry Hutchinson, suplantou a equipa Peninsula Petroleum na classificação geral e surge agora como novo líder. Entretanto, na segunda regata do dia, o veleiro Katusha protagonizou uma colisão com o barco do júri e sofreu danos no casco. Amanhã, a frota de 11 veleiros RC44 disputa as últimas regatas deste segundo evento do circuito 2014.

Foto - MartinezStudio

RC44 Cascais Cup – Team Nika em destaque

on Friday, 25 April 2014. Posted in Circuito RC 44

RC44 Cascais Cup – Team Nika em destaque

No segundo dia de regatas em frota, a equipa russa do Team Nika, de Vladimir Prosikhin com o novo tático americano Terry Hutchinson, registou uma ótma performance (5-3-1) sob os ventos na baía de Cascais, ocupando assim o 2º lugar na classificação geral, com apenas três pontos de diferença para o líder Península Petroleum. Outro tático americano presente na frota é John Kostecky (ex-tático do Oracle Team USA na 34ª America's Cup) que hoje conquistou uma vitória na primeira regata do dia a bordo do Bombarda, de Andrea Pozzi. As regatas em frota prosseguem até Domingo em Cascais.

Foto – MartinezStudio

RC 44 Cascais Cup – 'match racing'

on Wednesday, 23 April 2014. Posted in Circuito RC 44

RC 44 Cascais Cup – 'match racing'

Com ventos perfeitos de 20 nós de força e céu quase limpo, a frota de veleiros RC 44 iniciou a competição no segundo evento do circuito 2014 em Cascais – já considerada a meca da vela por muitos dos skippers internacionais. Mas uma surpresa nos resultados surgiu com a impressionante performance da equipa Synergy, com a presença do tricampeão de match race e timoneiro da 32ª America's Cup a bordo, que registou seis vitórias nas seis 'matchs'. Por outro lado, o dia foi de deceção para o Team Aqua – atual líder do circuito na série match racing – pois uma colisão inevitável ocorreu com o veleiro da equipa Aleph, um erro que o veterano Cameron Appleton logo admitiu.

Foto – MartinezStudio

RC44 regressa a Cascais em 2014

on Wednesday, 04 December 2013. Posted in Circuito RC 44

RC44 regressa a Cascais em 2014

Cascais irá receber pela terceira vez uma etapa da 8ª edição do circuito internacional RC44 Championship Tour, entre 23 e 27 de Abril, enquanto duas novas cidades estreiam-se no evento – Virgin Gorda, Caraíbas, e Sogrande, Espanha. O circuito arranca a 12 de Fevereiro nas Caraíbas, com organização local do Yacht Club Costa Smeralda nas ilhas Virgens. Depois serão as etapas em Cascais, Sotogrande, Marstrand, Suécia, e a final em Muscat, Omã, de 19 a 23 de Novembro de 2014.

Foto - MartinezStudio

RC44 World Championship – Puerto Calero

on Sunday, 24 November 2013. Posted in Circuito RC 44

RC44 World Championship –  Puerto Calero

A equipa Team CEEREF conquistou o título de campeã da última etapa do circuito RC44 em Lanzarote enquanto o Team Aqua garantiu o título mundial pela terceira vez consecutiva, incluindo a vitória na modalidade 'match racing' e regatas em frota na temporada 2013, um feito jamais alcançado no evento. As quinze equipas em competição experimentaram as mais diversas condições atmosférica durante os quatro dias de provas e na regata final os ventos sopraram com força de 15 nós.

Foto - MartinezStudio

RC44 Cascais Cup – russos e um português no pódio

on Sunday, 06 October 2013. Posted in , Circuito RC 44

RC44 Cascais Cup – russos e um português no pódio

A equipa Synergy Russian Sailing Team conquistou sua primeira vitória no circuito RC 44 este ano no último dia da etapa de regatas em frota em Cascais, enquanto a equipa Team Cascais – Aleph Racing, com Patrick Monteiro de Barros, assegurou o 2º posto – apesar de ter vencido duas provas consecutivas hoje – e os russos do Katusha ficaram em 3º lugar. A mudança de protagonistas na etapa ocorreu de um dia para o outro e as últimas provas foram disputadíssimas, contando com bons ventos do quadrante norte – entre 15 e 20 nós – e um dia sol perfeito. A frota irá disputar o título da temporada e o título mundial em Lanzarote, Canárias, em Novembro. Veja o vídeo na página seguinte.

Foto – MartinezStudio

RC 44 Cascais Cup – russos na liderança

on Saturday, 05 October 2013. Posted in , Circuito RC 44

RC 44 Cascais Cup – russos na liderança

A equipa Katusha conseguiu suplantar o veleiro Peninsula Petroleum na liderança das regatas em frota em Cascais. Com bons ventos do quadrante norte a soprar com força de até 20 nós no campo de regatas o Katusha registou dois 2º e um 6º lugares, num resultado consistente que os catapultou para o topo da tabela. As vitórias do dia ficaram nas mãos das equipas Team Cascais – Aleph Racing, com Patrick Monteiro de Barros ao leme, Synergy Russian Sailing Team e Team Aqua, que agora regressa ao 'top 3' no evento em Cascais. Neste Domingo serão disputadas as três últimas e decisivas regatas em frota. Veja o vídeo na página seguinte.

Foto - MartinezStudio

RC 44 Cascais Cup – novo líder

on Friday, 04 October 2013. Posted in , Circuito RC 44

RC 44 Cascais Cup – novo líder

A equipa do veleiro Peninsula Petroleum, com o tático italiano Vasco Vascotto, assumiu a liderança na classificação geral da etapa do circuito RC 44 em Cascais depois das três regatas disputadas na Sexta-feira, enquanto o Katusha mantém o 2º pontos, com apenas um ponto de diferença, e o Team Aqua, líder do circuito, passou para 4º lugar. Ventos fracos e um tanto instáveis – entre 6 e 9 nós - e um mar ainda com algum 'swell' embalaram a frota no campo de regatas ao largo da praia do Guincho. A primeira regata do dia ficou marcada por uma colisão entre os veleiros Aegir e o Gazprom 2, o que provocou danos na proa que teve de ser substituída pela equipa do Aegir antes da 5ª proa. As regatas em frota continuam neste fim de semana.

Foto – MartinezStudio

RC44 Cascais Cup - primeiras regatas em frota

on Thursday, 03 October 2013. Posted in , Circuito RC 44

RC44 Cascais Cup  - primeiras regatas em frota

Depois de um dia de chuva, nevoeiro e mar agitado na baía de Cascais para a realização das 'match racings' – dominadas pela equipa inglesa Team Aqua, de Chris Bake com Cameron Appleton -, hoje o céu estava mais limpo e o sol chegou a brilhar mas o mar apresentou vagas com mais de 2 metros e o vento soprou fraco para as três regatas em frota. O Team Aqua voltou a se destacar, com uma vitória, um 3º e um 2º lugar, figurando no topo da tabela geral. Outro veleiro inglês, o Peninsula Petroleum, de John Bassadone, ficou em 2º lugar na geral, e o russo Katusha em 3ª lugar. Notável também a prestação do Team Cascais - Aleph Racing, com Patrick Monteiro de Barros ao leme e o francês Mathie Richard na tática, que venceu a 2º regata do dia e agora está em 5º lugar.

Foto - MartinezStudio

RC44 Cascais Cup – as 'match racings' de hoje

on Wednesday, 02 October 2013. Posted in , Circuito RC 44

RC44 Cascais Cup – as 'match racings' de hoje

A frota de 12 veleiros RC 44 iniciou as provas programadas para o evento em Cascais, com disputa das 'match racings' hoje, e uma série de regatas em frota até Domingo. Uma equipa portuguesa juntou-se à frota – Team Cascais Aleph Racing, com Patrick Monteiro de Barros e o tático francês Mathieu Richard – além da presença dos líderes Team Aqua, de Chris Bake, com o tático Cameron Appleton, e o Artemis Racing, que conta agora com Iain Percy, bicampeão olímpico. O criador da classe e organizador do circuito, Russell Coutts – pentacampeão da America's Cup – juntou-se à equipa Team Itália como tático. Nas match racing de hoje a liderança ficou nas mãos do Team Aqua que passa a ocupar a 1ª posição na tabela geral, mas a equipa portuguesa, com Monteiro de Barros como tático, venceu três 'matchs', superando inclusive Coutts, recém-chegado de São Francisco. Veja o vídeo na página seguinte.

Foto – MartinezStudio

RC 44 – colisão em Muscat

on Thursday, 31 January 2013. Posted in Circuito RC 44

RC 44 – colisão em Muscat

O início das regatas em frota do circuito RC 44 World Championship em Muscat, Omã, foi acidentada, incluindo uma colisão entre os veleiros Team Aqua e Ironbound durante a rondagem da bóia na terceira e última prova do dia. A equipa inglesa Team Aqua, com Chris Bake no comando, foi desclassificada e a tripulação americana do Ironbound, com Paul Goodisson como tático, team agora extensos danos na popa retrátil do barco. O veleiro russo Katusha, já líder nas provas match racing, continua no topo da classificação no primeiro evento do circuito.

Foto - DR

Circuito RC 44 de volta a Cascais

on Wednesday, 24 October 2012. Posted in , Circuito RC 44

Circuito RC 44 de volta a Cascais

Em Outubro de 2013, Cascais irá sediar novamente uma etapa do circuito RC 44, criado pelo tetracampeão da Taça América, Russell Coutts. Três novas cidades foram anunciadas como sede do circuito – a começar por Muscat, Oman, primeiro porto árabe a ser integrado no programa que inicia a 30 de Janeiro; uma cidade na Sicília e o novo porto de Arrecife, em Lanzarote, Canárias, para a etapa final em Novembro. As mais destacadas tripulações internacionais estarão presentes a marcar mais um ano de competição do RC 44 Championship Tour, inclusive a primeira tripulação feminina que está agora a ser formada por Caroline Heerema (Vejam o vídeo na página do artigo).

Foto - RC Class Association

Team Aqua no topo em Marstrand

on Sunday, 22 July 2012. Posted in Circuito RC 44

Team Aqua no topo em Marstrand

A equipa do Team Aqua venceu o quarto evento do circuito RC 44 Sweden Cup, em Marstrand, num dia de vento fortes e mar agitado. Com apenas 10 pontos a separar as quatro tripulações de topo, o russo Katusha venceu a primeira prova do dia, deixando o Artemis e o Team Aqua para trás. Na segunda prova, a equipa russa Team Nika viu o mastro partir-se, enquanto o barco Peninsula Petroleum quase capotou e o AFX mal conseguia controlar a vela balão. Em meio a tantos reveses para os adversários, a tripulação do Team Aqua tirou o melhor partido das condições e assegurou a vitória final.

Foto – Martinez Studio

Artemis ganhou o troféu 'Tribute to a Legend'

on Friday, 20 July 2012. Posted in Circuito RC 44

Artemis ganhou o troféu 'Tribute to a Legend'

A equipa sueca do Artemis ganhou o troféu Tribute to a Legend, dedicado ao célebre velejador sueco Pelle Petterson - bicampeão olímpico e designer de maxi boats -, no seu 80º aniversário hoje em Marstrand, durante as regatas do circuito RC44. Depois de três regatas disputadas hoje o proprietário do Artemis, Torbjorn Tornqvist, recebeu o troféu – uma réplica em miniatura do carro desportivo Volvo P1800 criado por Petterson, que entregou-o pessoalmente.

Foto – Matinez Studio

35ª AC - Gran Dalton

35ª AC - Ben Ainslie Racing

NY-Barcelona - Safran

Sodebo Ultim' - Thomas Coville

USA 17 em Redwood Shores

Bart's Bash - 'Alignment' (2)

Armel Le Cléac'h - 2 recordes

Flying Yacht Concept by Octuri

Whitbread Race 1973-74

Spindritf 2 - recorde atlântico

Resgate nas ondas da Nazaré

Armel - recorde no Mediterrâneo



ETNZ - quase capotamento

Joyon - recorde no Atlântico Norte

Moth - a 32,2 nós de velocidade

Maserati - recorde NY-SF

Vendée Globe - François Gabart



A história das circum-navegações

Vestas Sailrocket 2 - 61,92 nós!

Acrobacia radical na quilha do veleiro Hugo Boss