Extreme Sailing Series

Extreme Sailing Series – colisão aparatosa em Qingdao

on Sunday, 04 May 2014. Posted in Extreme Sailing Series

Extreme Sailing Series – colisão aparatosa em Qingdao

Apesar da aparatosa colisão entre os veleiros Alinghi e Red Bull Sailing Team no momento da largada da última regata, a equipa suíça comandada por Morgan Larson venceu o evento em Qingdao, recebendo uma retificação na pontuação na regata final. Os suíços do Realtema conquistaram o 2º posto e os nezelandeses do Emirates Team New Zealand ficaram em 3º lugar, enquanto o campeão em título, The Wave, Muscat, que figurou em 4º lugar e perdeu a liderança do circuito, com dois pontos de diferença para o novo líder, Alinghi. O próximo evento será em St. Petersburgo, Rússia, entre 26 e 29 de Junho. Veja o video da colisão na página seguinte.

Foto – Mark Lloyd.

Extreme Sailing Series – ventania em Qingdao

on Friday, 02 May 2014. Posted in Extreme Sailing Series

Extreme Sailing Series – ventania em Qingdao

Ventos fortes com rajadas brutais de até 32 nós marcaram o segundo dia de competição para a frota de catamarãs Extreme 40 em Qingdao. A equipa suíça Alinghi continua na liderança mas a tripulação do The Wave, Muscat, campeã em título, recuperou posições na tabela geral e o Oman Air pode competir hoje depois da colisão de ontem. Devido às condições meteorológicas extremas, o comitê de regatas decidiu dividir a frota em grupos de quatro barcos nas largadas, para minimizar a possibilidade de colisões ou capotamentos no estreito campo de regatas na baía de Fushon. Amanhã o vento deverá amainar, mas na final no Domingo estão previstos ventos ainda mais fortes.

Foto – Lloyd Images

Extreme Sailing Series – ventos fracos e colisão

on Thursday, 01 May 2014. Posted in Extreme Sailing Series

Extreme Sailing Series – ventos fracos e colisão

O 3º Acto em Qindgao, China, começou sob ventos fracos e uma colisão entre as equipas Oman Air e GAC Pindar, na linha de largada da primeira regata em frota. O Alinghi surgiu dominantes na classificação geral após oito regatas, nas quais cinco equipas diferentes registaram vitórias. O Team Extreme Qingdao - com os co-skippers Mitch Booth e Zhang Yiran - surpreendeu e surge em 3º lugar na tabela geral, com a melhor performance de sempre de uma equipa local convidada no circuito. O patrocinador do evento Land Rover anunciou um novo prémio – Above and Beyond Award – em reconhecimento do desportivismo, força mental e espítiro de equipa – e será entregue no final da temporada. Amanhã, a frota retoma as regatas em estilo 'stadium' no campo de regatas da cidade que recebeu os Jogos Olímpicos em 2008.

Foto – Lloyd Images

Vitória do The Wave, Muscat

on Saturday, 22 March 2014. Posted in Extreme Sailing Series

Vitória do The Wave, Muscat

Muito calor e ventos de 20 a 26 nós agitaram a frota no último dia de regatas do 2º Acto da Extreme Sailing Series em Omã e quatro equipas estavam na liça pela vitória. Mas a equipa de Leigh McMillan, The Wave, Muscat – campeã do circuito em 2013 e vencedora em Omã em 2013 – conquistou novamente o título. Na regata final com pontuação a dobrar, McMillan largou com determinação, superou os neozelandeses, os suíços e os dinamarqueses e liderou a frota, vencendo não só a etapa mas também consolidando sua posição no topo da classificação geral do circuito este ano. Veja o vídeo dos 'highlights' das regatas na página seguinte.

Foto – Lloyd Images

Extreme Sailing Series – luta feroz pelo pódio

on Friday, 21 March 2014. Posted in Extreme Sailing Series

Extreme Sailing Series – luta feroz pelo pódio

Ben Ainslie, skipper do J.P. Morgan, foi a estrela do terceiro dia de competição em Muscat, Omã, registando três vitórias e já a ameaçar os líderes que buscam os três lugares no pódio nas regatas finais amanhã. A equipa suíça Alinghi ainda mantém a liderança, mas há apenas 14 pontos de diferença entre as cinco melhores equipas na tabela geral. Ventos fracos e temperaturas elevadas marcaram o dia, estressando ainda mais os velejadores. Amanhã, a regata final vale pontos a dobrar e a luta será feroz. Veja o vídeo na página seguinte.

Foto – Lloyd Images

Extreme Sailing Series – novo líder em Muscat

on Friday, 21 March 2014. Posted in Extreme Sailing Series

Extreme Sailing Series – novo líder em Muscat

A equipa suíça Alinghi assumiu a liderança da frota de catamarãs Extreme 40 na última regata do dia em Muscat, com a velejadora olímpica Anna Tunnicliffe e o skipper Morgan Larson a confirmarem que as largadas são a parte mais importantes nas regatas ao estilo 'stadium' e que as condições de vento hoje foram bastante difíceis, com uma brisa fraca. Nove dos 11 equipas foram penalizadas por largadas prematuras ao longo do dia, sendo que apenas o Alinghi e o Emirates Team New Zealand conseguiram manobrar corretamente ao sinal de largada. Na classificação geral 3 pontos separam a equipa suíça do rival The Wave, Muscat (campeão do circuito em 2013). Veja o vídeo na página seguinte.

Foto – Lloyd Images

Extreme Sailing Series – 2º Acto – Omã

on Wednesday, 19 March 2014. Posted in Extreme Sailing Series

Extreme Sailing Series – 2º Acto – Omã

A frota de elite com 11 tripulações comandadas por alguns dos mais destacados skippers internacionais iniciou hoje a competição em Muscat, com regatas em mar aberto, em percursos barlavento/sotavento, sob ventos de 5 a 7 nós. Cinco diferentes vencedores nas sete regatas disputadas comprovam o alto nível do evento e o destaque foi para a equipa dinamarquesa SAP Extreme Sailing Series que figura agora como líder na classificação geral. Apenas 16 pontos separam as oito equipas de topo e as provas ao estilo 'stadium' iniciam amanhã.

Foto – Lloyd Images

Extreme Sailing Series – vitória do Alinghi

on Sunday, 23 February 2014. Posted in Extreme Sailing Series

Extreme Sailing Series – vitória do Alinghi

A equipa suíça Alinghi, comandada pelo americano Morgan Larson, venceu de forma notável o primeiro evento do circuito Extreme Sailing Series 2014 em Singapura, enquanto o atual campeão The Wave, Muscat, de Leigh McMillan, ficou em 2º lugar, seguido pela equipa suíça Realstone que chegou a não participar das regatas do penúltimo dia devido às avarias decorrentes da colisão com o Oman Air. A equipa de Dean Barker, Emirates Team New Zealand, sofreu uma penalização na última prova – com pontuação a dobrar – e perdeu a oportunidade de garantir um lúgar no pódio. Um público estimado em 30.000 pessoas assistiu à competição na Race Village em The Promontory Marina Bay. O próximo evento será em Muscat, Omã, dentro de três semanas. Veja os vídeos na página seguinte.

Foto – Mark Lloyd.

Extreme Sailing Series – 'Crash'

on Saturday, 22 February 2014. Posted in Extreme Sailing Series

Extreme Sailing Series – 'Crash'

A equipa do Groupama, do skipper francês Franck Cammas, e o do Team Aberdeen Singapore protagonizaram uma aparatosa colisão sob os ventos entre 5 e 23 nós de força no terceiro dia de regatas em Singapura. A equipa local apanhou uma forte refrega no momento em que os franceses realizavam uma cambadela. A estrondosa colisão provocou a queda do mastro do barco francês, quando o Team Aberdeen Singapore aterrou no topo da plataforma do Groupama, causando um ferimento ligeiro na testa do tripulante Tanguy Cariou. O skipper francês Franck Cammas garantiu que o barco com um novo mastro estará de volta à regatas amanhã. Veja os vídeos na página seguinte.

Foto – Lloyd Images

Extreme Sailing Series – Alinghi 'on top'

on Friday, 21 February 2014. Posted in Extreme Sailing Series

Extreme Sailing Series – Alinghi 'on top'

Apesar de um quase capotamento numa das regatas de hoje em Singapura, a equipa suíça Alinghi assumiu a liderança na classificação geral no segundo dia de competição. A frota enfrentou ventos extremamente variáveis, com refregas de 24 nós vindas de entre os altos edifícios que rodeiam o porto. Entretanto, Dean Barker, Emirates Team New Zealand, passou para o 2º posto, com 21 pontos de diferença em relação ao Alinghi e a equipa de Franck Cammas, Groupama Sailing Team, conquistou o Aberdeen Challenge Trophy. Uma colisão entre os catamarãs das equipas Realstone e Oman Air marcou também o dia. Veja os vídeos na página seguinte.

Foto – Lloyd Images

Extreme Sailing Series – 1º Acto – Singapura

on Thursday, 20 February 2014. Posted in Extreme Sailing Series

Extreme Sailing Series – 1º Acto – Singapura

As duas equipas suíças Realstone e Alinghi e a francesa Groupama Sailing Team figuraram em destaque após as oito regatas do primeiro dia do circuito em Singapura, sob ventos instáveis entre 4 e 10 nós e súbitas refregas que desafiaram as tripulações e os táticos. Uma colisão ocorreu na sexta prova, envolvendo as equipas The Wave, Muscat e GAC Pindar numa situação de direito de passagem e o resultado foi um rombo no casco do GAC Pindar que terá uma noite de reparações pela frente. Amanhã as regatas serão transmitidas em direto no site oficial www.extremesailingseries.com, entre as 16:00 e 17:30 h (08:00 e 09:30 h em Lisboa).

Foto – Lloyd Images

The Wave, Muscat com patrocínio renovado

on Monday, 27 January 2014. Posted in Extreme Sailing Series

The Wave, Muscat com patrocínio renovado

A equipa do the Wave, Muscat conta assinou hoje novo plano de patrocínio por três anos com a Oman Sail. A equipa liderada por Leigh McMillan, vencedora do circuito Extreme Sailing Series em 2012 e 2013, contará também com novos talentos a bordo – o velejador omanita Nasser Al Mashari, Kinley Fowler, ex-trimmer do Oracle Team USA na 34ª AC, e a campeã olímpica inglesa Sarah Ayton. O primeiro evento da temporada 2014 realiza-se entre 20 e 23 de Fevereiro em Singapura. O patrocínio visa a continuação da promoção do Sultanato de Omã.

Foto – Lloyd Images

Extreme Sailing Series – ETNZ e Gazprom presentes

on Tuesday, 21 January 2014. Posted in Extreme Sailing Series

Extreme Sailing Series – ETNZ e Gazprom presentes

A equipa Emirates Team New Zealand - com o skipper Dean Barker e a dupla olímpica medalha de prata na classe 49er, Peter Burling e Blair Tuke - confirmou hoje a presença no circuito Extreme Sailing Series 2014, que inicia em Singapura, entre 20 e 23 de Fevereiro. Nas próximas semanas serão anunciados todos os elementos da equipa ETNZ que irão competir na frota de 11 catamarãs Extreme 40. A última vez que a equipa neozelandesa participou do circuito foi em 2011. Entretanto, foi anunciada também uma equipa russa patrocinada pela Gazprom, liderada pelo inglês Paul Campbell-James, bicampeão do circuito.

Foto – Mark Lloyd

Extreme Sailing Series 2014

on Monday, 06 January 2014. Posted in Extreme Sailing Series

Extreme Sailing Series 2014

Os organizadores do circuito anunciaram as oito cidades que irão receber as etapas da temporada 2014 – Singapura, Muscat, Qingdao, São Petersburgo, Cardiff, Istambul, um porto no Mediterrâneo (a anunciar) e Sydney. A cidade do Porto que recebeu o evento por dois anos consecutivos ficou fora do circuito. Quanto às equipas participantes, além dos veteranos, foram anunciadas as presenças de Franck Cammas e Ben Ainslie e a equipa GAC Pindar torna-se australiana com o skipper Seve Jarvin, atual campeão mundial da classe18FT Skiff.

Foto – Lloyd Images

Extreme Sailing Series 2014 – 1º Acto em Singapura

on Friday, 29 November 2013. Posted in Extreme Sailing Series

Extreme Sailing Series 2014 – 1º Acto em Singapura

Os organizadores do circuito global anunciaram que o 1º Acto da série será em Singapura, entre os dias 20 e 23 de Fevereiro 2014, num dos locais mais icónicos da cidade - Promontory@Marina Bay, onde decorrerão as regatas em estilo 'stadium', marca registada do evento. A empresa Aberdeen Asset Management continuará a apoiar o evento em Singapura, como patrocinadores principais da etapa e também de uma equipa local, com os velejadores Scott Glen Sydney – destaque na classe Laser – e Justin Wong, medalha de ouro nos Asian Games, na modalidade match racing, que regressa à série juntamente com o australiano Nick Moloney, recordista oceânico e um dos veteranos no evento. Veja o vídeo com os highlights do circuito em 2013 na página seguinte.

Foto – Lloyd Images

35ª AC - Gran Dalton

35ª AC - Ben Ainslie Racing

NY-Barcelona - Safran

Sodebo Ultim' - Thomas Coville

USA 17 em Redwood Shores

Bart's Bash - 'Alignment' (2)

Armel Le Cléac'h - 2 recordes

Flying Yacht Concept by Octuri

Whitbread Race 1973-74

Spindritf 2 - recorde atlântico

Resgate nas ondas da Nazaré

Armel - recorde no Mediterrâneo



ETNZ - quase capotamento

Joyon - recorde no Atlântico Norte

Moth - a 32,2 nós de velocidade

Maserati - recorde NY-SF

Vendée Globe - François Gabart



A história das circum-navegações

Vestas Sailrocket 2 - 61,92 nós!

Acrobacia radical na quilha do veleiro Hugo Boss