Francisco Lobato

Lobato em sexto lugar na Le Havre Allmer Cup

on Friday, 10 August 2012. Posted in , Francisco Lobato

Lobato em sexto lugar na Le Havre Allmer Cup

Depois das duas provas da série em 2º lugar, o skipper português Francisco Lobato ficou em 6º lugar entre a frota de 27 veleiros Figaro que disputaram a Le Havre Allmer Cup, em França. Na regata de hoje, um percurso barlavento/sotavento de 1,3 milha realizado em Le Havre, Lobato esteve na liderança a maior parte do tempo sendo ultrapassado por Gildas Morvan na parte final. Os vencedores do evento foram os francesesErwan Tabarly, Fabien Delahaye e Adrien Hardy.

Foto – Alex Courcoux

Mais duas regatas na Le Havre Allmer Cup

on Wednesday, 08 August 2012. Posted in Francisco Lobato

Mais duas regatas na Le Havre Allmer Cup

Com muito sol, mar liso e vento suave de sudoeste, a frota de 28 skippers solitários da Le Havre Allmer Cup disputou mais duas regatas da série. Francisco Lobato registou o 4º e o 20º lugares, passando para o 4º posto na classificação geral e o francês Fabien Delahaye é o novo líder. No entanto a oscilação da brisa no local dos percursos barlavento/sotavento, ao largo das falésias do cabo de Hève, fez com que a Comissão de Regatas adiasse o início da primeira regata. Só depois de algumas horas, o vento estabilizou-se na direcção noroeste com força de 5 a 8 nós.

Foto - DR

Lobato entre os melhores na Le Havre Allmer Cup

on Tuesday, 07 August 2012. Posted in , Francisco Lobato

Lobato entre os melhores na Le Havre Allmer Cup

Com o terceiro lugar na grande regata da série de provas da Le Havre Allmer Cup, o skipper solitário português Francisco Lobato assegurou também o 3º posto na classificação após duas provas – um percurso barlavento/sotavento e a rota Le Havre-ilha de Wight-Le Havre. Aliás, foi nesta rota de 440 milhas que Lobato se impôs frente à frota de 27 veleiros Figaro, especialmente quando rondava a ilha de Wight, na costa da Inglaterra, quando assumiu a liderança da frota. Mas a inversão das correntes marítimas surpreenderam o skipper português que passou para o 3º lugar ao largo do rochedo The Needles, na costa da ilha de Wight, e na travessia do canal da Mancha. Na meta, o vencedor foi o francês Erwan Tabarly.

Foto - DR

Lobato entre os líderes da Le Havre Allmer Cup

on Monday, 06 August 2012. Posted in , Francisco Lobato

Lobato entre os líderes da Le Havre Allmer Cup

O skipper solitário português Francisco Lobato está a liderar a frota de 28 veleiros Figaro na rota Le Havre-ilha de Wight-Le Havre, entre seis outros barcos que navegam a menos de 50 metros de distância um do outro. Os líderes ultrapassaram a costa rochosa da ilha – local conhecido por The Needles, na costa inglesa. Na liça pelos primeiros lugares estão também Erwan Tabarly, Dmien Guillou, Nicolas Lunven, Ronan Treussart, Fabien Delahaye e Adrien Hardy, que optou seguir junto à costa inglesa para evitar as correntes e assumiu a liderança esta tarde. O vento favorável de oeste com 25 nós está a acelerar os veleiros e a chegada em Le Havre está prevista para as 23h00 e as 24h00 desta segunda feira.

Foto - Alex Courcoux

A maior regata do troféu Le Havre Allmer Cup

on Sunday, 05 August 2012. Posted in Francisco Lobato

A maior regata do troféu Le Havre Allmer Cup

Francisco Lobato iniciou hoje às 14:48 h. a maior regata do troféu Le Havre Allmer Cup, uma rota de 240 milhas Le Havre-ilha de Wight-Le Havre, que tem um tempo estimado de navegação de 29 a 34 horas para a frota de skippers solitários. A prova com coeficiente 3 é a mais importante da série de regatas válidas para o evento em França. A largada desta rota foi antecipada para hoje, pois a previsão meteorológica indica ventos fracos nos próximos dias. No Sábado, Lobato disputou a primeira regata barlavento/sotavento, registando o 9º lugar e recuperando quinze lugares entre a frota de 28 veleiros Figaro, ao longo do percurso que contou com ventos instáveis – com saltos de 100º, motivo pelo qual a segunda regata foi cancelada pela Comissão de Regatas.

Foto - DR

Lobato participa na Le Havre Allmer Cup

on Friday, 03 August 2012. Posted in , Francisco Lobato

Lobato participa na Le Havre Allmer Cup

A partir do dia 5 de Agosto, o skipper solitário português Francisco Lobato inicia as provas da Le Havre Allmer Cup, uma série de regatas - balarvento/sotavento, percurso costeiro e rota offshore na costa francesa – que se estenderão até o dia 10 de Agosto para a frota de 23 veleiros Figaro.

Lobato esteve no centro de estágios em França desde o dia 30 de Julho, tendo registado um 2º e 1º lugares num conjunto de 15 barcos. Agora, o skipper nacional estuda a meteorologia enquanto o barco ROFF passa pelo controlo de segurança.

Foto – DR

Os vencedores da La Solitaire du Figaro

on Wednesday, 11 July 2012. Posted in , Francisco Lobato

Os vencedores da La Solitaire du Figaro

Numa chegada emocionante em Cherbourg, França, o skipper solitário francês Yann Eliès venceu a 3ª etapa da regata La Solitaire du Figaro e também conquistou o título de campeão do evento. Depois de 2 dias, 20 horas, 22 minutos e 24 segundos de navegação desde St. Gilles-Croix-de-Vie, numa rota de 486 milhas, Eliès foi seguido pelos franceses Morgan

Terminou esta manhã a Solitaire du Figaro 2012. Francisco Lobato terminou a etapa em 30º lugar e ficou em 26º na classificação geral da frota de 36 skippers solitários. Problemas de ordem técnico no seu barco ROFF comprometeram a performance do velejador português nesta que é a principal regata do Campeonato Francês de Vela em Solitário.

Foto - DR

Skippers solitários prestes a cruzar a Mancha

on Monday, 09 July 2012. Posted in , Francisco Lobato

Skippers solitários prestes a cruzar a Mancha

Vinte e quatro horas depois da largada em Saint Gilles Croix-de-vie, a frota de skippers solitários a disputar a terceira e última etapa da regata La Solitaire do Figaro está prestes a cruzar o canal da Mancha, rumo ao farol Wolf Rock, na costa da Cornulha, Inglaterra. A liderança está agora com o francês Fabien Delahaye (Macif), com um avanço de menos de meia milhas em relação a Morgan Lagraviere (Vendée), seguido por Nicholas Lunven (Generali) e Yann Eliès (Groupe Queguiner), líder na classificação geral. O português Francisco Lobato está em 36º e último lugar da frota.

Foto – A. Courcoux

A última etapa da regata La Solitaire du Figaro

on Sunday, 08 July 2012. Posted in , Francisco Lobato

A última etapa da regata La Solitaire du Figaro

O skipper solitário português Francisco Lobato e mais 36 concorrentes da regata La Solitaire du Figaro partiram hoje de St. Gilles Croix-de-vie, França, rumo a Cherbourg, na última etapa do evento válido para o Campeonato Francês de Vela em Solitário. A rota de 486 milhas inclui a navegação ao largo da costa francesa, a travessia do canal da Manha, a passagem pelo farol Wolf Rock, ao largo da Cornualha, e pela bóia Faiway, perto da ilha de Wight, no sudoeste da Inglaterra, e finalmente nova travessia do canal da Mancha até a meta em Cherbourg. A previsão de duração da navegação é de três dias.

Foto - DR

Uma etapa complicada para os skippers solitários

on Thursday, 05 July 2012. Posted in , Francisco Lobato

Uma etapa complicada para os skippers solitários

O francês Gildas Morvan (Cercle Vert) ganhou a 2ª etapa da La Solitaire du Figaro, uma rota de 442 desde Gijón, Espanha, a St. Gilles Croix-de-vie, depois de dois dias e onze horas de navegação de través sob ventos instáveis. O segundo colocado foi o também francês Nicolas Lunven (Generali), com um défice de cerca de três minutos. O skipper solitário português Francisco Lobato (ROFF) ficou em 17º lugar, cruzando a linha de chegada esta madrugada, e figurando agora em 27º na classificação geral. A próxima etapa tem início a 8 de Julho, com largada em St. Gilles Croix-de-vie rumo a Cherbourg, França.

Foto - Courcoux

Skippers solitários na rota da La Solitaire du Figaro

on Monday, 02 July 2012. Posted in , Francisco Lobato

Skippers solitários na rota da La Solitaire du Figaro

A frota de 36 skippers solitários, entre eles o português Francisco Lobato, continua a navegar na baía da Biscaia na 2ª etapa da regata La Solitaire du Figaro, mas os rádios permaneceram mudos hoje. Com ventos de 16 nós, os velejadores solitários estão a dedicar-se exclusivamente ao trabalho no leme dos barcos Figaro e a analisar as condições meteorológicas na rota para St. Gilles-Croix-de-Vie, França. Na liderança dois skippers estão em luta Nicolas Lunven (Generali) e Gildas Morvan (Cercle Verte). Lobato segue em 20º lugar, a 8 milhas dos líderes.

Foto – Courcoux

Frota de skippers solitários já partiu de Gijón

on Sunday, 01 July 2012. Posted in , Francisco Lobato

Frota de skippers solitários já partiu de Gijón

Os 37 skippers solitários – inclusive o português Francisco Lobato – iniciaram hoje a 2ª etapa da regata La Solitaire du Figaro-Eric Bompard Cachemire , uma rota de 442 milhas desde Gijón, Espanha, a Saint Gilles Croix de Vie, França, porto onde está instalado o estaleiro Beneteau, fabricante dos veleiros Figaro Beneteau II utilizados pelos velejadores nesta regata. Depois de um percurso-prólogo na baía de Gijón, a frota segue agora rumo ao Raz de Seine, um canal entre a ilha Seine e a ponta de Raz, no sul da Bretagna, a 274 milhas de distância, uma área muito complicada para a navegação devido à forte corrente.

Foto - DR

Eliès vence em Gijón e Lobato em 27º lugar

on Wednesday, 27 June 2012. Posted in , Francisco Lobato

Eliès vence em Gijón e Lobato em 27º lugar

O skipper solitário português Francisco Lobato cruzou a linha de chegada da primeira etapa da La Solitaire du Figaro esta noite em 27º lugar, cerca de quatro horas e meia depois do vencedor, o skipper francês Yann Eliès, que assinalou a sua sexta vitória em etapas neste evento desde 1997, somando a sua 13ª participação. A rota de 451 milhas desde Paimpol, França, até o porto espanhol, custou mais de 3 dias a ser cumprida devido aos ventos fracos na baía de Biscaia. Morgan Lagravière e Fabien Delahaye ocuparam os demais lugares no pódio.

Foto - DR

Calmaria na rota da frota pela baía da Biscaia

on Tuesday, 26 June 2012. Posted in , Francisco Lobato

Calmaria na rota da frota pela baía da Biscaia

Os 36 skippers solitários a disputarem a La Solitaire du Figaro enfrentam calmarias na baía de Biscaia, na primeira etapa da rota desde Paimpol, França, a Gijón, Espanha. Esta manhã, o vento soprava com apenas 2,4 nós de força e só durante a noite preve-se a alteração deste cenário, quando o vento girar para leste e começar a soprar com mais força. O skipper português Francisco Lobato está agora em 27º lugar, mas a frota segue agrupada, com um intervalo de apenas 14 milhas entre o líder Yann Eliès e o último colocado.

Foto – Alexis Courcoux

Skippers solitários próximos da baía da Biscaia

on Monday, 25 June 2012. Posted in , Francisco Lobato

Skippers solitários próximos da baía da Biscaia

Depois do abandono do skipper francês Eric Bompard, esta tarde devido a problemas técnicos, a frota de 35 velejadores solitário está prestes a atravessar a baía da Biscais na 1ª etapa da regata La Solitaire du Figaro. A travessia de cerca de 270 milhas preve-se complicada pois o ventos sudoeste de 12 nós que agora sopram na rota deverão cair para 4 ou 2 nós na aproximação a Gijón, primeiro porto de escala da regata. O skipper português Francisco Lobato segue em 20º lugar, mas a apenas 5,8 milhas do líder, Iann Eliès (Groupe Queguiner – Le Journal des Entreprises) .

Foto – Alexis Courcoux

35ª AC - Gran Dalton

35ª AC - Ben Ainslie Racing

NY-Barcelona - Safran

Sodebo Ultim' - Thomas Coville

USA 17 em Redwood Shores

Bart's Bash - 'Alignment' (2)

Armel Le Cléac'h - 2 recordes

Flying Yacht Concept by Octuri

Whitbread Race 1973-74

Spindritf 2 - recorde atlântico

Resgate nas ondas da Nazaré

Armel - recorde no Mediterrâneo



ETNZ - quase capotamento

Joyon - recorde no Atlântico Norte

Moth - a 32,2 nós de velocidade

Maserati - recorde NY-SF

Vendée Globe - François Gabart



A história das circum-navegações

Vestas Sailrocket 2 - 61,92 nós!

Acrobacia radical na quilha do veleiro Hugo Boss