Outros Eventos

Conferência Ocean Wealth – Irlanda

on Wednesday, 18 June 2014. Posted in Outros Eventos

Conferência Ocean Wealth – Irlanda

A convite do governo da Irlanda, Miguel Marques, partner da PwC, responsável pelo centro de competências da PwC para assuntos de economia do mar, está na Irland para reuni-se com responsáveis pela economia do mar e ser 'key note' da primeira conferência Ocean Wealth. Miguel Marques defende que existem inúmeras oportunidades na economia do mar, em particular, nas indústrias relacionadas com transporte, portos e logística, energia, alimentação e abastecimento de água, bem como no turismo.

Foto - DR

Giraglia Rolex Cup – largada em St. Tropez

on Wednesday, 18 June 2014. Posted in Outros Eventos

Giraglia Rolex Cup – largada em St. Tropez

A frota de 206 veleiros zarpou hoje de St. Tropez na rota de 241 milhas no Mediterrâneo via Giraglia Rock, a norte da Córsega, até o Monaco e um dos maiores maxi em competição, Esimit Europa 2, destacou-se logo na liderança, mas ao final do dia o maxi italiano Robertissima III tinha uma ligeira vantagem. Ventos fracos emar calmo anunciam uma longa navegação, pelo menos 30 horas. Veja o vídeo na página seguinte.

Foto - StudioBorlenghi

La Solitaire du Figaro – Eliès em Roscoff

on Wednesday, 18 June 2014. Posted in Outros Eventos

La Solitaire du Figaro – Eliès em Roscoff

Depois do acidente com o mastro quando liderava a 1ª etapa da regata, Yann Eliès recuperou-se do revés e venceu a 2ª etapa entre Plymouth e Roscoff, registando 3 dias, 3 horas, 00 minuto e 01 segundo de navegação na rota de 535 milhas e atingindo uma velocidade média de 7,13 nós. A bordo do veleiro Groupe Queguiner - Leucémie Espoir marcou 7 milhas de vantagem na meta, depois de uma performance notável no percurso. Em 2º lugar ficou o skipper Corentin Horeau e em 3º lugar, Jerémie Beyou.

Foto – Alexis Courcoux

La Solitaire du Figaro – largada da 2ª etapa

on Sunday, 15 June 2014. Posted in Outros Eventos

La Solitaire du Figaro – largada da 2ª etapa

Começou hoje em Plymouth, Inglaterra, a 2ª etapa da La Solitaire du Figaro - Eric Bompard Cachemire depois de três horas de atraso devido aos ventos fracos. Os 38 skippers solitários nevegaram lentamente na rondagem das primeiras bóias do percurso, mas os navegadores têm de ter atenção às zonas de exclusão de tráfico marítimo a sudoeste da Inglaterra e a caminho da Fastnet Rock, no sul da Irlanda, para só então marcar rumo a Roscoff, na costa francesa. Veja o vídeo da largada na página seguinte.

Foto – Alexis Courcoux

Ladycat vence Bol d'Or

on Saturday, 14 June 2014. Posted in Outros Eventos

Ladycat vence Bol d'Or

A equipa de Dona Bertarelli e Yann Guichard, a bordo do D35 Ladycat powered by Spindrift, venceu a 76ª edição do Bol d'Or no lago Genebra, liderando uma frota de 518 veleiros das mais variadas classes. Para Dona Bertarelli é a segunda vitória neste evento, pois já havia conquistado o seu primeiro título em 2010. Com ventos de 25 nós, a equipa conseguiu completar a rota de 66,5 milhas através do lago em 5 horas e 38 minutos, o segundo melhor tempo na história do Bol d'Or Mirabaud. Agora, Dona Bertarelli pretende repetir a vitória no próximo evento, somando três vitórias em cinco anos, de forma a garantir o troféu para sempre.

Foto – Chris Schmid

La Solitaire du Figaro – vitória de Loison

on Wednesday, 11 June 2014. Posted in Outros Eventos

La Solitaire du Figaro – vitória de Loison

O skipper Alexis Loison, do veleiro Groupe Fiva, cruzou em primeiro lugar a meta em Plymouth, Inglaterra, vencendo assim a 1ª etapa da La Solitaire du Figaro-Eric Bompard cachemire com um tempo de 3 dias, 2 horas, 53 minutos e 50 segundos e uma velocidade média de 6,49 nós. A intrincada rota que teve início em Deauville, França, e cruzou o canal da Mancha por duas vezes, passando inclusive pelo farol Wolk Rock, ao largo da Cornualha, foi pontuada por condições atmosféricas variáveis e ainda a quebra do mastro do veleiro Groupe Queguiner Leucemie Espoir, de Yann Eliès, então líder da frota de 37 veleiros. Veja o vídeo da 1ª etapa na página seguinte.

Foto – Alexis Courcoux

La Solitaire du Figaro – queda de mastro na rota

on Tuesday, 10 June 2014. Posted in Outros Eventos

La Solitaire du Figaro – queda de mastro na rota

Ao terceiro dia de percurso na La Solitaire du Figaro, o skipper Yann Eliès sofreu a perda do mastro do seu veleiro Groupe Queguiner Leucemie Espoir ao rondar em 1º lugar o farol Wolf Rock, 8 milhas de Land's End, ao final da manhã de hoje. O skipper está bem e segue em direção a Falmouth, tendo sido obrigado a abandonar esta etapa da regata. Se a reparação for possível, Eliès pretende retomar a competição em Plymouth, na largada da 2ª etapa no próximo Sábado, apesar de receber uma penalização de duas horas sobre o tempo de navegação do último skipper a completar a etapa. Veja os vídeos na página seguinte.

Foto – Alexis Courcoux

La Solitaire du Figaro – a largada em Deauville

on Sunday, 08 June 2014. Posted in Outros Eventos

La Solitaire du Figaro – a largada em Deauville

A frota de 38 skippers solitários largou hoje de Deauville na 1ª etapa da La Solitaire du Figaro-Eric Bompard cachemire. A rota de 484 milhas através do canal da Mancha incluirá várias transições climatéricas e a passagem pela marca Owers, a este da ilha de Wight, a oeste da Wolf Rock, daí Roscof e então a meta em Plymouth, com a frota a cruzar a Mancha por três vezes. Na largada os ventos apresentaram-se fracos do quadrante este, prevendo-se uma melhor brisa de nordeste ao longo da tarde, ao largo de Le Havre. Veja o vídeo na página seguinte.

Foto – Alexis Courcoux

Magnus Olsson Award para Torben Grael

on Wednesday, 04 June 2014. Posted in Outros Eventos

Magnus Olsson Award para Torben Grael

A comunidade náutica internacional tem agora um prémio a ser apresentado a líderes do desporto à vela, organizações e projetos de relevo internacional - o Magnus Olsson Prize. A primeira personalidade a ser agraciada com o prémio é o velejador brasileiro Torben Grael - com cinco medalhas olímpicas, uma vitória na Louis Vuitton Cup com o Luna Rossa e uma vitória na Volvo Ocean Race 2008-2009 - numa cerimónia marcada para 26 de Junho em Estocolmo, com a presença da velejadora bicampeã olímpica inglesa Shirley Robertson.

Foto – Rick Tomlinson

GC32 Austria Cup – vitória do Luna Rossa

on Sunday, 01 June 2014. Posted in Outros Eventos

GC32 Austria Cup – vitória do Luna Rossa

A equipa italiana Luna Rossa Challenge venceu o GC32 Austria Cup, primeiro evento do GC32 European Tour e dedicou a vitória a Valentin Mankin, um dos maiores destaques na cenário náutico internacional, com três medalhas de ouro, uma de prata e treinador da Federação Italiana de Vela desde 1991. A competição no lago Traunsee contou com ventos fracos, mas isto não impediu performances incríveis do catamarã One Design GC 32, que conta agora com L-foil, e  o Luna Rossa chegou a registar velocidades de 30 nós sob ventos de apenas 10 nós. Veja os vídeos na página seguinte. 

Foto – Sander van der Borch

Gala Prémios LIDE MAR 2014

on Sunday, 01 June 2014. Posted in Outros Eventos

Gala Prémios LIDE MAR 2014

Em cerimónia na Alfândega do Porto, foram entregues os Prémios LIDE MAR 2014 a diversas personalidades, empresas e universidades que se destacaram em diferentes áreas relacionadas com o mar – desporto, segurança, preservação, conhecimento, arte e cultura, cooperação, valor e atividade. Miguel Marques, presidente da LIDE Economia do Mar, foi o anfitrião a rececionar os dignatários, inclusive o embaixador da Noruega, Ove Thorsheim, a consulesa-geral de França, Aude de Amorim. O evento foi encerrado com um concerto especial da Banda da Armada e contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República, a organização da LIDE Portugal, o patrocínio da PwC, e o apoio das empresas Soja de Portugal, Symigton Family Estates, Audi, TAP, Oceanos XXI entre outros

Foto – DR

Ar Men Race – vitória do Actual e do Oman Sail

on Friday, 30 May 2014. Posted in Outros Eventos

Ar Men Race – vitória do Actual e do Oman Sail

Com uma frota recorde de 194 veleiros – entre MOD70, maxi trimarãs Ultim' e Mini 6.5 – esta edição da Ar Men Race em La Trinité-sur-Mer foi disputada sob ventos instáveis e os vencedores foram o Multi50 Acutal, de Yves Le Blevec e o MOD70 Oman Sail-Musandam, de Sidney Gavignet. Os percuros diferenciados para as frotas incluiram uma série de pontos de passagem ao largo da costa atlântica francesa, mas a largada foi quase em conjunto para os grandes multicascos e o veleiros Mini 6.5. Veja o vídeo da chegada na página seguinte.

Foto – B.Bouvry

III Feira Náutica do Tejo na Doca de Pedrouços

on Thursday, 29 May 2014. Posted in Outros Eventos

III Feira Náutica do Tejo na Doca de Pedrouços

A Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, esteve presente na cerimónia de abertura da III Feira Náutica do Tejo na Doca de Pedrouços, ao lado do organizador Francisco Lufinha, recordista de kitesurf e diretor da Associação +Mar, Associação Portuguesa de Turismo e Desportos Náuticos. O evento estende-se até dia 1 de Junho com entrada gratuita e uma diversificada programação de lazer para todas as idades – batismos de vela, uma área específica para surf, kitesurf, stand up paddle, windsurf, wakeboard, bodyboard, jetski, flyboard, kayak, kayak surf, skimboard e mergulho, além da exposição de embarcações em doca seca e na água, testes de equipamentos e ainda um desfile de Embarcações Tradicionais do Tejo e do Tejo e do Sado. 

Foto - DR

Nauti Fit – treinos especiais para velejadores

on Wednesday, 28 May 2014. Posted in Outros Eventos

Nauti Fit – treinos especiais para velejadores

A Naut Fit, primeira empresa de Sailing Fitness Programs em Portugal foi criada pelo velejador Carlos Leitão e pelo professor de Educação Física e Desporto Frederico Raposo, que desenvolveram um inédito plano de treino físico direcionado exclusivamente para velejadores. Os programas podem ser permanentes ou pontuais, individuais ou em equipa, com modelos de treino funcional Crossfit® para cada classe de embarcação e tarefa a bordo. A equipa do Team Alvimedica já conta com os serviços da Naut Fit nos preparativos em Lisboa para a Volvo Ocean Race 2014-2015 e também em Alicante, antes da largada da regata à volta do mundo.

Foto – Naut Fit

GC32 – o primeiro 'foiling gybe'

on Tuesday, 27 May 2014. Posted in Outros Eventos

GC32 – o primeiro 'foiling gybe'

Enquanto não há notícias do protocolo da 35ª America's Cup, A equipa italiana Luna Rossa Challenge mantém-se ativa e conseguiu ser a primeira tripulação a realizar uma cambadela em 'foils' na classe GC 32 durante os treinos no lago Traunsee, Áustria. A equipa com Chris Draper, Emanueli Marino, Pietro Sibello, Adam Minoprio e Francesco Bruni prepara-se assim para estrear-se no circuito GC 32 no primeiro evento GC32 Austria. Veja o vídeo na página seguinte.

Foto - Sander van der Borch

35ª AC - Gran Dalton

35ª AC - Ben Ainslie Racing

NY-Barcelona - Safran

Sodebo Ultim' - Thomas Coville

USA 17 em Redwood Shores

Bart's Bash - 'Alignment' (2)

Armel Le Cléac'h - 2 recordes

Flying Yacht Concept by Octuri

Whitbread Race 1973-74

Spindritf 2 - recorde atlântico

Resgate nas ondas da Nazaré

Armel - recorde no Mediterrâneo



ETNZ - quase capotamento

Joyon - recorde no Atlântico Norte

Moth - a 32,2 nós de velocidade

Maserati - recorde NY-SF

Vendée Globe - François Gabart



A história das circum-navegações

Vestas Sailrocket 2 - 61,92 nós!

Acrobacia radical na quilha do veleiro Hugo Boss