TP52

Audi 52 World Championship – Quantum Racing

on Saturday, 14 June 2014. Posted in TP52

Audi 52 World Championship – Quantum Racing

Com a falta de vento para realizar as regatas finais do evento em Porto Cervo, Sardenha, a equipa do Quantum Racing, com os veteranos Ed Baird e Terry Hutchinson, arrebatou o título mundial da classe TP52 pela quarta vez. Depois de cinco horas à espera da estabilização da brisa, não foi possível montar o campo de regata barlavento/sotavento e o comitê de regatas decidiu enviar a frota para terra firme. Assim, a equipa americana do Quantum Racing conquistou o título mundial, os brasileiros do Phoenix, liderado por Eduardo Souza Ramos, sagraram-se vice-campeões (e ficaram em 1º lugar na categoria owners drive), num ano de estreia no circuito, e o Rán Racing, ficou em 3º posto. O próximo evento do circuito europeu Barclays 52 Super Series será em Agosto, na Copa Del Rey em Palma de Maiorca. Veja o vídeo na página seguinte.

Foto - MartinezStudio

TP52 World Championship – duas vitórias brasileiras

on Friday, 13 June 2014. Posted in TP52

TP52 World Championship – duas vitórias brasileiras

A equipa brasileira Phoenix, do skipper Eduardo Souza Ramos, marcou duas vitórias consecutivas nas três regatas de hoje na Audi TP 52 World Cahmapionship em Porto Cervo, Sardenha, disputadas sob ventos de 13 a 17 nós. Com este resultado, os brasileiros sobem para o 2º lugar na classificação geral, logo atrás do Quantum Racing em 1º posto, com 2 pontos de vantagem, e contam com um ponto à frente da equipa do Rán Racing, em 3º lugar. Entretanto a equipa do Provezza Sailing Team sofreu a quebra do mastro na última regata do dia. Amanhã, serão disputadas as provas finais do evento válido para o título mundial da classe TP52 em 2014. Veja o vídeo na página seguinte.

Foto - MartinezStudio

TP52 World Championship – vitória do Rán Racing

on Thursday, 12 June 2014. Posted in TP52

TP52 World Championship – vitória do Rán Racing

O defensor do título mundial da classe TP52, Rán Racing venceu hoje uma das mais competitivas provas do circuito – a regata costeira de 31 milhas ao largo de Porto Cervo, Sardenha. A tripulação de Niklas e Catherine Zennström conseguiu superar o adversário Quantum Racing, com um avanço de apenas 35 segundos na meta. Em 3º lugar ficou a equipa brasileira do Phoenix, liderada por Eduardo Souza Ramos, que apresentou novamente uma performance notável na sua estreia no circuito internacional. As regatas continuam amanhã e Sábado, com dois percursos barlavento/sotavento.

Foto – MartinezStudio

Barclays 52 Super Series – Rolex Capri Sailing Week

on Saturday, 24 May 2014. Posted in TP52

Barclays 52 Super Series – Rolex Capri Sailing Week

A equipa italiana Azzurra, com Vasco Vascotto na tática, venceu o primeiro evento europeu do circuito Barclays 52 Super Series em Capri. A última regata foi disputada quase no tempo limite, às 15:30 h. com ventos instáveis e o Azzurra conseguiu venceu a prova ultrapassando a equipa brasileira Phoenix, de Eduardo Souza Ramos. O momento crucial para a vitória do Azzurra na classificação geral aconteceu na primeira regata, quando o Vesper realizou uma cambadela, permitindo que os italianos ficassem em 2º lugar. Já a disputa na classe maxi na Rolex Capri Sailing Week deu a vitória à equipa do Robertissima, na classificação geral do evento, apesar de o maxi Esimit Europa ter vencido em tempo real a prova de hoje. Veja o vídeo na página seguinte.

Fotos – MartinezStudio

Barclays 52 Super Series – falta de vento

on Friday, 23 May 2014. Posted in TP52

Barclays 52 Super Series – falta de vento

Apesar das diversas tentativas do Comitê de Regatas em iniciar a regata costeira hoje em Capri, na Rolex Capri Sailing Week, a falta de vento impediu que as frotas TP 52 e maxiboats pudessem competir ao quinto dia do evento. Os veleiros TP 52 Azzurra and Vesper mantêm-se como líderes na classificação provisória, com o mesmo número de pontos. Entre os maxis, Robertíssima III está a dominar a classificação geral. Amanhã, a previsão meteorológica indica que a brisa térmica volte a soprar de sudoeste, com força entre os 7 e 10 nós.

Foto – Max Ranchi /MartinezStudio

Barclays 52 Super Series – novo líder, Vesper

on Wednesday, 21 May 2014. Posted in TP52

Barclays 52 Super Series – novo líder, Vesper

Depois de dois dias de regatas em Capri – na Rolex Capri Sailing Week – a frota de veleiros TP 52 viu quatro diferentes equipas conquistarem a vitória. Hoje com ventos fracos novamente foi a vez do Azzurra, com o tático italiano Vasco Vascotto, e da equipa americana Vesper, este agora a liderar na classificação geral, na qual a tripulação brasileira a bordo do estreante  Phoenix, de Eduardo Souza Ramos, perdeu uma posição. Na Quinta-feira os veleiros TP 52 disputam uma regata costeira.Entretanto, o maxi Robertissima III foi oficialmente confirmado como vencedor da Volcano Race disputada ontem e na qual o maxi Esimit Europa 2 conquistou 'line honours'. Veja o vídeo na página seguinte.

Foto – MartinezStudio e BorlenghiStudio

Barclays 52 Super Series – Phoenix surpreende

on Tuesday, 20 May 2014. Posted in TP52

Barclays 52 Super Series – Phoenix surpreende

O primeiro dia de regatas do Barclays 52 Super Series, na Rolex Capri Sailing Week, resultou numa boa surpresa para a nova equipa do Phoenix, do skipper brasileiro Eduardo Souza Ramos – que venceu a primeira regata do dia na sua estreia no circuito. Na segunda prova, a tripulação brasileira ficou em 7º lugar, mas ainda assim figura em 4º posto na classificação geral que tem como líder a veterana equipa do Quantum Racing, com Ed Baird e Terry Hutchinson, o tático perfeccionista. Apesar dos ventos fracos o espetáculo da competitiva frota foi especial ao largo de Capri, logo após a conclusão da Vulcano Race que viu o maxi Esimit Europa 2 a conquistar 'line honours' pela 29º vez consecutiva nos últimos anos. Veja o vídeo na página seguinte.

Foto - MartinezStudio

Barclays 52 Super Series – regata-treino em Capri

on Monday, 19 May 2014. Posted in TP52

Barclays 52 Super Series – regata-treino em Capri

O primeiro evento no Mediterrâneo válido para o Barclays 52 Super Series é a Rolex Capri Sailing Week e a frota presente é uma das mais competitivas na Europa já há alguns anos, com a novidade da presença do novo TP 52 Phoenix, do skipper brasileiro Eduardo Souza Ramos, que se estreia no circuito com um veleiro construído já sob as regras de 2015. Será a primeira vez que os nove TP52 navegarão como uma frota em Capri, competindo ao mesmo tempo que 12 maxiboats e mini maxis e também a primeira vez que velejam com a nova configuração.

Foto – MartinezStudio e Maria Muiña

Palma Vela – a estreia do veleiro TP 52 Phoenix

on Monday, 05 May 2014. Posted in TP52

Palma Vela – a estreia do veleiro TP 52 Phoenix

O veleiro Phoenix do skipper brasileiro Eduardo Souza Ramos estreou-se muito bem na primeira competição, Gaastra PalmaVela, um evento que serviu de perfeito treino para a frota TP 52 que inicia a Barclays 52 Super Series em Capri, Itália, no dia 20 de Maio, primeira prova do circuito europeu. O vencedor em Palma foi a equipa do barco Provezza, de Ergim Imre, que compete com bandeira turca, mas a equipa brasileira do Phoenix ficou em 2º lugar, uma performance notável para o primeiro veleiro TP 52 construído sob as novas regras da classe 2015.

Foto - MartinezStudio

Lançamento do veleiro brasileiro TP 52 Phoenix

on Sunday, 30 March 2014. Posted in TP52

Lançamento do veleiro brasileiro TP 52 Phoenix

O veleiro TP 52 de nova geração com bandeira brasileira – o Phoenix – do skipper brasileiro Eduardo Souza Ramos foi lançado hoje em Valência, Espanha. A equipa prepara-se para disputar pela primeira vez o circuito Barclays 52 Super Series na Europa e o primeiro evento será em Capri, entre os dias 20 e 24 de Maio, seguidos pelas regatas TP 52 World Championship, em Porto Cervo (10 a 14 de Junho), Copa del Rey, em Palma (4 a 9 de Agosto) e Royal Cup Marina Ibiza (17 a 21 de Setembro).

Foto – DR

US 52 Super Series – Miami

on Thursday, 06 March 2014. Posted in TP52

US 52 Super Series – Miami

O segundo evento americano do circuito 52 Super Series começou em Miami sob ventos fracos e o destaque ficou com a equipa Quantum Racing,com Ed Baird ao leme e Terry Hutchinson na tática, que lidera a tabela geral após as duas primeiras regatas. Com a brisa instável e o mar agitado, os sete veleiros TP 52 enfrentaram o campo de regatas com garra, especialmente o Rán e o Azzurra, com o tático Vasco Vascotto que perdeu posição na navegação em popa na primeira prova, mas ainda assim consegui completar o dia em 2º lugar, com apenas 1 ponto de diferença para o líder. Veja o vídeo na página seguinte.

Foto – StudioMartinez

Veleiro TP 52 Phoenix – Eduardo Souza Ramos

on Wednesday, 05 March 2014. Posted in TP52

Veleiro TP 52 Phoenix – Eduardo Souza Ramos

O novo veleiro TP 52 Phoenix, do skipper brasileiro Eduardo Souza Ramos, já está pronto no estaleiro King Marine, em Valência. A instalação dos equipamentos do convés deverá estar completa até o dia 20 de Março, data em que a equipa brasileira inicia os testes de mar na Marina de Valência. A equipa irá estrear-se no evento Palma Vela, em Abril, e de seguida intregrará a frota do circuito 52 Super Series nos eventos em Capri, Porto Cervo, Palma de Maiorca e Ibiza. Será o regresso ao desporto à vela de alta competição para o Souza Ramos que já conta com diversos títulos como o Rolex de Punta del Este e a Semana de Vela de Ilhabela.

Foto – Pierre Orphanidis

Barclays patrocina 52 Super Series 2014

on Wednesday, 26 February 2014. Posted in TP52

Barclays patrocina 52 Super Series 2014

Foi anunciada hoje em Madrid, a parceria entre o banco Barclays e o circuito 52 Super Series 2014, num conferência de imprensa que contou com as presenças de Agustin Zulueta, CEO do evento, e Benedek Vasy, diretor de marketing do Barclays na Europa. Desde a sua criação em 2012, o circuito tem se afirmado como a melhor série deregatas para os veleiros monocascos TP 52, atraindo velejadores internacionais, inclusive da America's Cup. O calendário de provas na Europa inclui a Rolex Capri Sailing Week, entre 20-24 de Maio; o TP 52 World Championship , Porto Cervo, entre 10-14 Junho; a Copa del Rey, Palma, entre 4 e 9 de Agosto e a Royal Cup Marina Ibiza, entre 17-21 de Setembro.

Foto - DR/MartinezStudio

Quantum Key West Race Week

on Saturday, 25 January 2014. Posted in TP52

Quantum Key West Race Week

O último dia de regatas paras as dez classes em competição – incluisve os TP 52 em prova de abertura do circuito 52 Super Series- foi recheado de ação, com ventos de nordeste com força entre 18 e 24 nós. A equipa do Quantum Racing, com o proprietário Doug DeVos, presidente da Amway, voltou a garantir a liderança na classe TP 52- IRC 2, enquanto o vencedor na categoria IRC foi o mini maxi Bella Mente e o J/70 Helly Hansen a dominar a frota de 60 rivais. Veja os vídeos na página seguinte.

Foto - DR/Onne van der Wal

52 Super Series – Key West Week

on Tuesday, 21 January 2014. Posted in TP52

52 Super Series – Key West Week

A equipa do Quantum Racing abriu a temporada com duas vitórias no primeiro evento do circuito 52 Super Series em Key West sob ventos fracos e variáveis, superando à justa o atual campeão mundial Rán Racing. A primeira regata foi longa e o Quantum Racing só conseguiu ultrapassar o rival nos minutos finais da prova. Na segunda regata do dia parecia que o Quantum Racing perdia 100 metros na liderança quando foi forçado a dar uma cambadela e ficar numa área sem vento. À custo, a equipa liderada por Ed Baird e Terry Hutchinson conseguiu manter-se à frente do Rán Racing e garantir a segunda vitória.

Foto – Jesus Renedo

35ª AC - Gran Dalton

35ª AC - Ben Ainslie Racing

NY-Barcelona - Safran

Sodebo Ultim' - Thomas Coville

USA 17 em Redwood Shores

Bart's Bash - 'Alignment' (2)

Armel Le Cléac'h - 2 recordes

Flying Yacht Concept by Octuri

Whitbread Race 1973-74

Spindritf 2 - recorde atlântico

Resgate nas ondas da Nazaré

Armel - recorde no Mediterrâneo



ETNZ - quase capotamento

Joyon - recorde no Atlântico Norte

Moth - a 32,2 nós de velocidade

Maserati - recorde NY-SF

Vendée Globe - François Gabart



A história das circum-navegações

Vestas Sailrocket 2 - 61,92 nós!

Acrobacia radical na quilha do veleiro Hugo Boss